All lives are made up of roads. Wide, narrow, winding, straight – with small intersections, sometimes just a street between the main arteries. Most often, dividing these avenues into three: family, work, and the time conventionally called 'free.' But then there are the fortunate ones who blend everything into a single vessel, sustained on the stem of a healthy obsession. This is Desmond Morris.
"Ilha Brazil" é uma imersão poética e cinematográfica que se desenrola ao longo da vasta e rica paisagem cultural brasileira. Este documentário, realizado em película de 16mm como uma homenagem aos pioneiros do cinema documental, mergulha nas raízes do Brasil, entrelaçando-se com a tradição etnográfica e experimental.
Inspirado pelo pensamento de Agostinho da Silva sobre a história e cultura brasileira, o cineasta empreende uma jornada transcendental em 30 dias. Através das lentes da Bolex Paillard, a narrativa visual desvenda os mistérios do Monte Pascoal, a costa Atlântica de João Pessoa e Santa Catarina, culminando no fervor do Carnaval de Recife, Olinda e Rio de Janeiro.
Duas mulheres partilham o mesmo espaço, num outro tempo. Ao contemplar o olhar de ambas, surge uma questão: porque será que uma delas é provavelmente a mulher portuguesa mais conhecida no mundo, enquanto a outra foi quase apagada da nossa História e memória coletiva?